01/10/2009

Confira o chaveamento do campeonato

Já que estamos postando as fichas técnicas dos jogos do Internacional, percebemos que faz-se MISTER explicar o regulamento e mostrar o que vinha acontecendo no grupo do Internacional e nas demais chaves.

Depois de brigas políticas e da confusão habitual nos anos 70, foi definido o regulamento no dia 6 de setembro, apenas dez dias antes do primeiro jogo do campeonato.

O calendário futebolístico brasileiro vinha atrasado desde que o campeonato nacional de 77 adentrara 78, retardando os estaduais. Por essa situação, os grandes clubes de RJ e SP reivindicaram, e conseguiram, entrar apenas nas fases finais, já que ainda jogavam os respectivos estaduais.

Entretanto, a FPF e a antiga CBD estavam em conflito, e os grandes clubes de São Paulo, com exceção de Guarani e Palmeiras – campeão e vice de 78 – não participaram do certame. O jogo de interesses à época envolvia, inclusive, a presidência da CBF, nova entidade que estava sendo criada.

Dito isto, entenda (se possível) a “mágica” dos cartolas:

Fase preliminar – 80 equipes divididas em oito grupos de dez. Nos grupos A, B, C, D, E, F, formados pelos clubes mais fracos, classificavam-se os quatro primeiros de cada série, mais quatro pela classificação geral. Nos grupos G e H, formados pelos grandes clubes de MG, RS, BA, PR, PE e outros clubes médios como Remo e Goiás, classificavam-se sete de cada série mais duas na classificação geral.

Fase Semifinal – Aos 44 clubes classificados na fase preliminar somavam-se seis clubes paulistas e seis cariocas. Eram para ser os grandes, mas os representantes de São Paulo foram São Bento, XV de Piracicaba, entre outros. Os 56 clubes se dividiam em sete grupos de oito equipes. As duas primeiras agremiações de cada série avançavam à fase seguinte.

Fase Final – Os 14 clubes classificados formavam com Guarani e Palmeiras quatro grupos de quatro equipes. Os campeões das chaves se qualificavam para jogar as semifinais e os dois vencedores se enfrentavam na finalíssima.

Deixaremos este chaveamento disponível no lado direito do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário