23/09/2009

Polêmica na artilharia


A confusão que marcou o campeonato de 79, também confundiu os números.

A edição 1118B de Placar – um tabelão com todos os resultados de jogos dos brasileiros de 71 a 95 – diz que o Príncipe Jajá fez nove gols no campeonato brasileiro, número que é reproduzido por vários sites especializados em futebol. Por outro lado, o “Almanaque do Futebol Brasileiro”, de Marco Aurélio Klein e Sérgio Alfredo Audinino, diz que Jair marcou dez gols.

E não é que a pesquisa que fizemos no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, consultando exemplares de Zero Hora, apontou onze gols para Jair?

Liguei para Cléber Grabauska hoje à tarde e ele me esclareceu a pendenga. Um gol que Zero Hora apontou como gol de falta de Jair foi gol contra de Casagrande, do Figueirense. De qualquer forma, Jair foi o artilheiro da equipe no campeonato.

Na ponta da artilharia, outra polêmica. Uns dizem que César, do América-RJ, e Robeto César, do Cruzeiro, foram os goleadores, ambos com 12 gols. Outros dizem que César marcou 13 gols e foi artilheiro. Para a Placar, Roberto César é que foi o artilheiro com 12, enquanto César teria feito dez. Procuraremos desvendar mais esse mistério.

Por ora, vamos aos gols do Príncipe:

Internacional 1 x 0 Grêmio – cobrando falta

Sport 0 x 3 Internacional – duas vezes, uma de falta e outra de pênalti

Coritiba 0 x 3 Internacional – duas vezes, uma de falta e outra apanhando um rebote

Internacional 5 x 1 Rio Branco – de pênalti

Internacional 3 x 1 São Paulo-RS – de pênalti

Palmeiras 2 x 3 Internacional – em chute de fora da área

Internacional 1 x 1 Palmeiras – em chute de fora da área

Internacional 2 x 1 Vasco – driblando Leão e empurrando para as redes

Nenhum comentário:

Postar um comentário