30/09/2009

Vitória magra diante do Figueirense


Na estreia do Internacional no Beira-Rio, a equipe derrotou o time catarinense por um a zero. Onze mil pagantes foram ver o time, apesar da chuva. O primeiro tempo foi ruim. A modesta equipe do Figueirense entrou bem postada em campo e o goleiro Ronaldo precisou fazer apenas uma defesa, embora Adilson e Jair tenham desperdiçado duas chances claras de gol.

No intervalo, Ênio Andrade precisou sacar Tonho – substituto de Batista - machucado, que deu lugar a Toninho. Este último assumiria a titularidade até a volta de Batista no fim de novembro.

Segundo a crônica de Zero Hora, a equipe voltou mais objetiva, e Toninho entrou bem. Entretanto, o time errava passes, os laterais subiam timidamente. Falcão era quem se aproximava mais do ataque e desperdiçou duas chances.

O gol só saiu de um desvio da zaga, após cobrança de falta de Jair aos 18 minutos da segunda etapa. Foi aquele gol que Zero Hora atribuiu a Jair (aqui), mas que foi oficialmente contra. Não custa lembrar que até pouco tempo, muitos chutes desviados eram considerados gols contra, o que só mudou a partir de uma recomendação da FIFA, creio que lá pelos anos 90.

A próxima partida seria o clássico Grenal. O Internacional continuava irregular, apesar de obter duas vitórias e um empate na competição.

O Grêmio, por sua vez, goleara o Coritiba por 4 a 1 na estreia (time que recém fora campeão paranaense treinado por Ênio Andrade), depois atropelara o Sport por 4 a 0, ambos os jogos no Olímpico. Mas na partida que antecedia o clássico, conseguira apenas um empate com o modesto Rio Branco, no Espírito Santo.

A escolha por Zero Hora para a pesquisa tem um motivo prático muito simples. O Correio do Povo ainda tinha aquelas páginas confusas, bastante atrasadas para o final dos anos 70 – não à toa o jornal faliu em 1984.

Entretanto, para as fichas técnicas temos cruzado informações de ZH com o excelente Futpedia, do Globo.com. O periódico saía com muitos erros nas fichas, o que certamente não ocorre com tanta freqüência atualmente.

Nesta partida, por exemplo, um erro grosseiro. Embora a crônica da partida cite Falcão diversas vezes, quem aparece na ficha é Batista. Já o time catarinense, pela ficha técnica, teria começado o jogo com apenas dez jogadores.

Algumas informações não batem entre as duas fontes. Estou tentando seguir a dedução. Mas aí vão as duas fichas. ZH clique aqui. Futpédia aqui.

Campeonato Brasileiro – Fase Preliminar – 3ª rodada
30/setembro/1979
INTERNACIONAL 1 x 0 FIGUEIRENSE
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Público: 10.964 pagantes
Árbitro: Alvimar Gaspar dos Reis (MG)
INTERNACIONAL: Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Tonho (Toninho), Falcão, Jair e Mário Sérgio; Chico Espina e Adilson. Técnico: Ênio Andrade
FIGUEIRENSE: Ronaldo, Djalma, Reginaldo, Casagrande e Pinga; Balduíno, Serginho, Édson; Marquinhos, Sebinho e Cabral. Técnico: Jorge Ferreira
Reprodução: fac-simile do jornal Zero Hora do dia 01/10/1979

Nenhum comentário:

Postar um comentário