10/12/2009

Atlético desiste do campeonato


No dia 09 de dezembro de 1979, o time do Internacional entrava num Beira-Rio vazio e batia bola. Após alguns minutos, era proclamado vencedor do duelo contra o Atlético-MG por W.O e assegurava sua classificação para enfrentar o Palmeiras em uma das semifinais do Campeonato Brasileiro.

A pendenga começou quando divulgada a tabela deste grupo da Fase Final, formado por Internacional, Cruzeiro, Goiás e Atlético-Mg. Segundo a CBD, os mineiros jogariam entre si no Mineirão com mando cruzeirense, e mais uma partida cada um em casa. O Galo receberia o Goiás, e o Cruzeiro, o Internacional. Este por sua vez, receberia Goiás e Atlético no Beira-Rio. O Goiás, portanto, jogaria uma vez apenas no Serra Dourada, contra o Cruzeiro.

Assim, os dois clubes de melhor campanha nas fases anteriores, Inter e Cruzeiro, teriam dois mandos de campo, mas na prática três clubes jogariam duas em casa e apenas os esmeraldinos disputariam duas longe de sua torcida. Como tinha melhor campanha que o Galo, o clube goiano achou por bem pedir para jogar contra o alvinegro em Goiânia.

O presidente da Federação Goiana de Futebol, Gilberto Alves, muito amigo de Heleno Nunes – chefe da antiga CBD, conseguiu alterar o mando da partida. E os atleticanos tentaram na Justiça reverter a decisão. Não conseguindo, desistiram da disputa, sem visitar nem o Serra Dourada, nem o Beira-Rio, e ameaçando parar o campeonato.

Em sua coluna diária em ZH, Paulo Sant’anna cravava a escalação do Galo para a partida:

Habeas-corpus, Apelação, Embargo, Mandado de Segurança, Revisão Criminal; Embargos Infringentes, Protesto Por Novo Júri e Agravo de Instrumento; Embargos de Terceiros, Indulto e Anistia.
Foto: capa do jornal ZH

6 comentários:

  1. O Inter tinha um timaço, mas tb muita sorte de não cruzar com equipes do mesmo nível ou talvez até superiores, como Galo e Fla. O campeonato seguinte confirmaria isso.

    ResponderExcluir
  2. Não existe campeão invicto de 1979. Vencer por W.O. não vale!

    ResponderExcluir
  3. Foi o último campeonato organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que, por determinação da FIFA, uma semana após o início do certame desmembrou-se em CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e outras entidades, dedicadas aos demais esportes. Neste ano, o maior inchaço de clubes promovido pela política militar transformou o campeonato em uma única divisão contando com 94 clubes.

    De acordo com o regulamento inicial, os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, que disputariam um Torneio Rio-São Paulo (não realizado), entrariam somente na segunda fase do campeonato. Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, como o campeão e vice do ano anterior (Guarani e Palmeiras). Como o pleito não foi atendido, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram o campeonato.
    GANHAR POR WO NÃO VALE!!!! NÃO FOI INVICTO POIS NO JOGO COM O GALO O INTER GANHOU NO TAPETÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SC Internacional nada tem a ver com essa confusão toda!

      Excluir
    2. Bem como bem se lê: o Inter ENTROU em campo!
      Só se for o tapetão verde do Estádio Beira-Rio!

      Excluir
  4. Hmm it looks like your website ate my first
    comment (it was extremely long) so I guess I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thoroughly enjoying your
    blog. I as well am an aspiring blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any recommendations for newbie blog writers? I'd really appreciate it.


    Here is my blog :: San Diego Cafe

    ResponderExcluir