21/12/2009

A noite de Chico Espina



*“Eu vi que o Mário Sérgio tinha dominado”, relata. Mário e Chico tinham combinado uma jogada no vestiário. Quando o camisa 11 dominasse a bola na meia-esquerda, o ponteiro entraria em diagonal para receber. “Só que ele não tocou a bola para mim, tocou pro Valdir Lima. E o Valdir Lima, vendo eu entrar, tocou de primeira, porque eu continuei na mesma corrida que eu tava. E eu vi que o lateral me acompanhou, e isso me tirou do impedimento”. Com o primeiro toque Chico dominou a bola. Com o segundo, colocou-a no meio das pernas de Paulo César. O terceiro serviu para ajeitá-la para a perna direita. O quarto mandou a bola no ângulo de Leão. O Inter ganhava por 1 a 0.
(...)

*Eu sai da ponta-direita e vim pro meio-campo, me movimentar um pouco pro lado-esquerdo”. Aos 11 minutos, Mauro Pastor corta com um balão uma tentativa de ataque do time carioca. “Ela sobrou para mim no meio. Eu dei pro Bira, sai cantando pneu e disse (para o centroavante): ‘mete na frente de novo’. Ele ouviu eu falar e tocou na frente. Em quatro, cinco, seis passadas eu já tava na frente do goleiro”, lembra. Cara a cara com Leão, Chico chutou cruzado para fazer o segundo. “Quando o Leão foi pular, a bola já estava lá dentro".

20/dezembro/1979
VASCO 0 x 2 INTERNACIONAL

Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 58.655
Árbitro: Oscar Scolfaro (SP)
Gols: Chico Spina 28' do 1º; Chico Spina 10' do 2º;


VASCO: Leão, Orlando Lelé, Gaúcho, Ivan e Paulo César; Zé Mário, Guina (Zandonaide) e Dudu (Paulinho); Catinha, Roberto Dinamite e Wilsinho. Técnico: Oto Glória.
INTERNACIONAL: Benitez, João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Valdir Lima (Toninho), Jair e Batista; Chico Spina (Adílson), Bira e Mário Sérgio. Técnico: Ênio Andrade.

*trechos da matéria A noite de Chico Espina, retirado da revista Invicto 79

Nenhum comentário:

Postar um comentário